IFCE BATURITÉ
A gênese do Instituto Federal de Baturité ocorreu no ano de 2007, com a Lei nº 1.328/07, de 11 de outubro de 2007, assinada pelo então Prefeito Fernando Limas Lopes e pelo Diretor do CEFET-CE, Claudio Ricardo Gomes de Lima.
De acordo com a escritura pública, registrada no Cartório do 1º ofício Castro e Silva, Comarca de Baturité-Ce, 1º traslado, folhas nº 140v e 141v, livro nº 69, a prefeitura doava um terreno de 40.000 m², na localidade de Saranhão, para construção de uma unidade de extensão da referida instituição, para capacitação tecnológica, oferecendo cursos para a população.
No ano de 2009, através de uma audiência pública foi realizada consulta para descobrir a demanda por cursos que estivessem adequados à realidade da região do Maciço de Baturité. O resultado desse processo culminou com a apresentação de propostas da sociedade local por Plano de Desenvolvimento Institucional 2014/2018 17 cursos relacionados principalmente a área de hotelaria e lazer, considerando as potencialidades turísticas da região.
Era mais um passo para consolidar o processo de interiorização da educação profissional oferecida pelo IFCE, com mais o campi avançado de Baturité, ligado administrativamente ao campus de Canindé.
O campus de Baturité foi inaugurado em 1º de fevereiro de 2010, tendo como estrutura inicial um prédio com salas para administração da unidade, laboratórios adequados para aulas de ciências, espaço para instalações dos laboratórios das aulas dos cursos profissionalizantes, salas de aulas com quadro branco, sala de videoconferência, um auditório com capacidade para 120 pessoas, uma biblioteca, ginásio coberto e amplo terreno para futuras expansões.
Porém, ainda faltavam os equipamentos para os laboratórios, climatização das salas e outras providências, para que tudo funcionasse a contento. A expectativa com esta unidade era atender os 13 municípios da região com cursos técnicos e tecnológicos que contribuíssem com desenvolvimento regional.
As atividades de ensino do instituto tiveram início em agosto de 2010 com os cursos Técnicos em Hospedagem e de Tecnologia em Gastronomia, na perspectiva de inclusão de outros cursos da área de hospitalidade e lazer nos anos seguintes.