top of page

IGREJA CRISTO REI



A CAPELA CRISTO REI


A 11 de julho de 1893, foi concedida licença ao coadjuntor de Baturité Pe. Bernardino Ferreira Antero autorização para erigir, na “povoação de Putiú”, uma capela dedicada ao Coração de Jesus, que viria a ser sagrada pelo Monsenhor Manuel Cândido dos Santos, em 24 de maio de 1919.

A obra foi iniciada em 1914. A imagem de Cristo Redentor e de Nossa Senhora da Conceição foram adquiridas pelo sr. Aderson Ferro, odontólogo. Mas foi impedido de construir a capela pelo vigário devido ser marçon.

Em 1914 Baturité foi invadido pelos jagunços defensores da política Rabelista. Com o ataque feito pelos Rabelistas aos opositores, quebrando casas comerciais, não se furtaram de quebrar a Fábrica Putiú, mas o seu dono já havia deixado a cidade e procurou homiziar-se no Candéia.

Procederam a invasão, mas ao quebrarem uma das portas que dava acesso a um quarto da fábrica, ali encontraram um nincho onde estavam preservadas as imagens. Os jagunços recuaram, obedecendo a ordem do seu líder e a Fábrica Putiú ficou isenta do ataque.

Impedido de construir a capela por ele desejada por ser marçon, Dr. Aderson de pronto presenteou as imagens a Francisco Chicada da Silveira. O trabalho de construir a capela foi iniciado no ano de 1917.

E no dia 19 de outubro de 1918 foi celebrada a primeira missa na Capela de Cristo Rei no bairro Putiú.

É de Expedito Gonçalves da Silveira a responsabilidade pela construção da torre e cúpula da então capela (atual igreja e paróquia) de Cristo Redentor.

bottom of page