Monumento inaugurado em 02/02/1982, no pátio ferroviário de Baturité, no Bairro
Putiú.
A História da locomotiva
Em 1982 foi inaugurado o monumento da locomotiva Maria Fumaça no pátio ferroviário localizado no Bairro Putiú, de Baturité, em comemoração ao centenário da estação ferroviária.
A pequena locomotiva é da fábrica de locomotivas The Hunslet Company Engine, fundada em 1864, na cidade de Leeds, na Ingraterra.
As primeiras locomotivas chegaram no Brasil em 1865 adquiridas pela Marinha do Brasil e depois cedida a Companhia Cearense da Via Férrea de Baturité – CCVFB, do Senador Pompeu, em 1870.
Durante a grande seca de 1877 a 1879 a Maria Fumaça trabalhou na Pedreira de Monguba, distrito do município de Pacatuba.
A pedreira voltou as atividades por volta do ano de 1932 quando da extração de pedras para a construção do porto do Mucuripe.
A nossa Maria fumaça tinha o apelido de Mariquita. Era pequena, mas tinha força de tração, tornava-se assim ideal para trabalhar no ramal da pedreira.
Por volta de 1963 as locomotivas a vapor pararam de circular pela ferrovia, algumas foram vendidas como sucatas, isso devido a chegada das locomotivas movidas a diesel.
Já encostada, durante um deslizamento de pedras, a Mariquita ficou soterrada por anos e em 1980 foi retirada da pedreira, levada para a Oficina do Urubu em Fortaleza, passou por reparos e transportada para Baturité para o monumento inaugurado em 02/02/1982.